23 de jul. de 2010

Sinceridade e Grosseria

Sinceridade em excesso é falta de educação?

Tenho vontade de debater este assunto mas fico pensando que a profundidade pode dar margem para interpretações erradas. Sabe quando queremos expressar opinião tentando tomar cuidado com quem está ouvindo? Vou tentar.

Penso que a pessoa sincera tem que estar muito mais preparada para o mundo do que o ouvinte. Tem gente que fica se gabando por achar que a sinceridade é seu forte. E, sinceramente (olha o trocadilho), conheço pouca gente que é realmente assim...que fala a verdade sem intenção de ferir.

Infelizmente confundem sinceridade com grosseria. Confundem opinião com crítica destruidora.

Tem vezes que prefiro tapar meus ouvidos, não por medo da sinceridade, mas é que tenho uma revolta com gente que faz tipinho só porque acha bonito ser considerado uma pessoa sincera. Acham que ser sincero é falar que você é feio, torto ou nasceu com problema. Que sua casa é ruim e seu perfume é nacional. E tudo isso para depois chegar na rodinha de amigos e dizer: "Eu falo na cara mesmo."

Sinceridade é expressar. Grosseria é não saber expressar. Sinceridade é dizer e grosseria é falar. Sinceridade é opinar de forma sábia e grosseria é não ter empatia.
Empatia. Está aí uma coisa que os maus sinceros não sabem o que significa.

Falando nisso, os maus sinceros sabem escutar suas verdades? Aguentam a réplica? Não.

Quanta seriedade, né? Sinceramente eu duvido que você não conheça alguém assim.

13 comentários:

Rodrigo Ken disse...

Nossa, o que fizeram com o seu coraçãozinho meu rapaz? Vai dizer que adndaram comentando fatos da sua vida?? Isso que dá fazer blog! rsrs

Rudy disse...

hahaha!

Nem é isso. Só expressando mesmo!

Anônimo disse...

Puta merda, eu fico puto da cara quando alguém (e isso na maioria vêm de mulheres mal resolvidas sexualmente e emocionalmente) vira, fala uma coisa desnecessária na rodinha e diz: "Falo na cara mesmo, comigo é assim"!

Ah, eu prezo mais pela civlidade e o ambiente harmônico. Guarde suas opiniões para si. Se opinião fosse bom, as pessoas venderiam, não sairiam esbravejando de graça para qualquer um que estivesse perto pra ouvir.

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

Ótimo post, acho sim que algumas pessoas usam de "sinceridade" para ser "sincemaudoso"
zhauzhauzhauhzau
Mais acho tbm que tem pessoas que apenas querem o seu bem.
Por exemplo...
Tenho uma amiga (que ta um pouco gorda), ela colocou uma roupa megamaster colada e veio perguntar pra mim se tava bom (como já conheço ela a um tempo sem duvida eu respondi). Ela tava querendo fazer dieta a 3 dias, no primeiro ela comeu pizza, no segundo bisteca, e no terceiro bolo de chocolate. Ela queria mostrar para o namorado (devidamente enganado, achando que ela só estava comendo sopa individual de 65 calorias) que estava emagrecendo. Vestiu a roupa e me perguntou se tava bom. A unica coisa que consegui dizer foi.
Acho que sua dieta não ta funcionando, tbm depois de pizza bisteca e bolo, na verdade vc ainda não fez regime nenhum!
Nossa ela ficou mó brava!
Mais eu falei numa boa!
Aí eu falei... Meu o que eu posso fazer se vc não consegue para de comer?
No final ela tipo, ficou muda e saiu!
Sera que fui muito mau? Se fui não quis ser!
zauzhuazhuahzuahuzau
Bom é isso abraço.

Rudy disse...

Ah sim. Concordo que tem as pessoas realmente sinceras e que sabem dizer de forma construtiva as coisas.

No seu caso a moça estava acimããão do peso e perguntou se estava ou não. Bom, aí você diz se sim ou se não, né? Ela que esteja preparada pois quis saber.

Mas tipo, mulheres sempre querem escutar que estão magras, num é?! hauhuHUAHuAuah

Abraço!

Anônimo disse...

Inocentes rapazes... Vou dar uma dica.
Quando uma mulher pergunta se está gorda ou não é por que ela já sabe a resposta (sempre estamos gordas)... O que ela quer é saber que cara você faz quando mente (obviamente você não irá dizer que ela está gorda, então estará mentindo)... A partir daí, ela já saberá - em qualquer situação - pela sua cara, se você está mentindo ou não... Conselho: jamais mintam quando ela perguntar sobre o peso. Desvie o foco da roupa (até porque ela vai trocar mesmo, vc dizendo que ficou boa ou não) e dê um palpite do tipo: e se vc trocasse os brincos ou o colar? Ela vai esquecer completamente da roupa e ficar experimentando brincos e colares, de modo que vc se livra de opinar sobre a roupa/peso... Façam o teste, depois me digam...

Unknown disse...

Hum ó a réplica da anonima para o vocês vão ter me engolir.Agora o anônima,me tira uma dúvida,PQ pergunta entâooooo????????
se ja sabe que ta gorda,se ja sabe a resposta e se ele mentir,vc ja sabe que ele ta mentindo e se fala a verdade fica brava pq não queria ouvir a verdade,e se vc desviar para o brinco e colar vai ficar pior ainda,homem não fica reparando em brincos e colares e se repara concerteza ele é gay.



Eu so assim,falo na cara mesmo!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,brincadeira viu,se eu estiver errado desconsidere tudo o que eu disse.

Anônimo disse...

ô Jao... faz parte do nosso charme... a gente pergunta só pra ouvir: "não, amorzinho, vc está linda"... rsrs

Rudy disse...

Olha, boas dicas! =)

Unknown disse...

Entendido.........puro ego

Anônimo disse...

Eu considero a sinceridade um dom, principalmente para aqueles que não tem medo de ver o que são ou sentem, e dizem, qdo devem dizer... enfrentam o outro, mas, mais do que isso, enfrentam a si mesmos.

Não ser sincero qdo algo atinge cruelmente o outro, não é poupá-lo, é tentar criar uma outra imagem de si mesmo...

Yasmin Lingoist: Retratos de um Humor Negro !!! disse...

Com certeza é melhor ser sincero,mas mesmo pra falar o que quer e pensa, tem modos para isso, e não é falando de modo ofensivo que demonstra educação...

Mami sempre diz: não é o que, mas sim como é dito !!!

Marcelo disse...

Citação: Acham que ser sincero é falar que você é feio, torto ou nasceu com problema. Que sua casa é ruim e seu perfume é nacional.

Pior ainda é quando falam que seu perfume dito unissex é feminino, e fatidicamente, é o mesmo utilizado por sua mãe, tia e avó... Uhauhauhua...