8 de jun. de 2010

Francamente, sr. Inglês.


E desde que me conheço como profissional de comunicação, preciso colocar meu inglês em prática e nortear meu pensamento crítico em compreender que a globalização trouxe o estrangeirismo para a nossa cultura, definitivamente. Acredito que globalização e estrangeirismo seja um caso de eufemismo porque vem do país dominante da elite global. Duvida? Você escreve skate ou esqueite?

Não sou contra o estrangeirismo e nem a favor da lei de 2001 que condena seu uso.

Acho bonito chegar numa empresa dizendo que o Budget anual é de X% em relação ao anterior. Posso desta forma tirar uma Advantage e, caso o produto/serviço fique desafasado, podemos fazer um brainstorming sempre lembrando do B to C.

---------------------

Geraldão estava preparado para uma entrevista de emprego quando recebeu a ligação de sua aspirante a amor platônico, Peteca, desejando-lhe boa sorte.
Após 5 meses de desemprego, Geraldão queria voltar pra casa com um sorriso brilhante e dizer que agora poderia chegar numa das Casas Bahia e comprar sua TV de LCD 32' em suaves prestações para assistir Os Goonies em HD.

Após 20 minutos de espera a secretária pediu para que Geraldão entrasse na sala do diretor, apontando a direção com sua esferográfica Bic azul já gasta de tanto jogar jogo da velha na falta do que fazer, fazendo cara de quem condena o uso de terno amarelo-gema.

Cena 1
Boss: Sente-se, por favor.
Geraldão: Obrigado.
Boss: Experiência com sell in/push?
Geraldão: Claro, duas vezes por semana...mas tempero com bastante sal.

Tradução sell in/push: Convencer o cliente a comprar o produto.

Cena 2
Boss: Prefere algo mais intimista ou e-coaching?
Geraldão: E-coaching, óbvio...Algumas vezes a Peteca diz que tá com frio e eu a cubro com uma e-coaching que minha mãe fez. Ela costura como ninguém.

Tradução e-coaching: Treinamento eletrônico

Cena 3
Boss: Esta empresa é completamente Just in Time...
Geraldão: De inglês eu entendo! Cheguei sem atrasar!

Tradução just in time: baixa produção de estoque em relação aos pedidos do mercado.

Cena 4
Não poderia ser diferente...
Geraldão volta pra casa com seu terno amarelo-ovo e ainda recebe um mailing dizendo que as Casas Bahia está com promoção em tv's de LCD.

Fica pra próxima...não foi desta vez.

Um comentário:

Rodrigo Ken disse...

Tem Goonies em HD????????? Eu quero hein!