7 de abr. de 2010

O Requinte (aventureiro)


Café! Você gosta? Não sou fã, mas gosto. Não morreria pela falta de um.
É tradição entre fumantes, empresários, presidiários, engenheiros, traficantes, pós-dentes clareados etc. Ou seja, é global.
Há relatos de que um nobre pastor notou que suas cabras ficavam alegres e saltitantes após ingerir tal semente. Esta é só mais uma das várias formas da descoberta do café.

Se você está enquadrado como amante do café, me ajude! Por favor.

Eu preciso saber onde vende o "manual de boas condutas para apreciar um bom café em lugares públicos requintados". Em poucas palavras, não sei o que fazer com tanto acompanhamento. Let's try!!

Ontem minha amiga pediu um café no McCafé do NovoShopping. Ah, que delícia de cheirinho (o café. Mas ela é cheirosa também). Para quem aprecia, parece ser o momento mais gostoso de um fim de tarde com amigos.

Quando trouxeram o pedido dela até a mesa achei que tivessem errado. Ela pediu café! Sabe o que trouxeram? Um pedaço de chocolate, uma bandeja enorme, guardanapos e guardanapos, um copo desses de boteco com água tônica (???) e bem ali, no meio, sem vida, sem cor, o café.
É aí que entra o "manual de boas condutas para apreciar um bom café em lugares públicos requintados".
Primeiro começamos a tentar entender qual o motivo do chocolate. Dentre várias opiniões, sugestões e críticas, minha amiga arremessou o chocolate para dentro do café e....e....e agora? Ela num queria café?? Ou café com chocolate? Isso pra mim é capuccino ou coisa parecida. Que seja...
Depois desta intrigante ação de derretimento do cacau perante a alta temperatura do café (sensação térmica?!), fiquei observado que ela ainda ficava mexendo o café com a colher para misturar o chocolate. Virou uma zona...tão logo o café ficou com umas "manchas" de gordura! Que seja...

Ela terminou de tomar. Aí vem a segunda parte da aventura! O que fazer com um copo de bêbado cheio de água tônica? Se tiver com sede, beba água normal! É melhor.
Ninguém tomou. Eu experimentei para ver a sensação. Mas nada de novo. Era apenas um copo de bêbado com água tônica. Que seja...

Quando trabalhei numa empresa em que os funcionários consumiam café como verdadeiros apaixonados, notei uma simplicidade muito grande neste ato. Eles levantavam de suas mesas e bebiam café. Só. Pronto. Acabou. Nada de chocolate, guardanapos, colheres, águas especiais e glamour. Achei muito técnico tomar café no shopping.

Pausa para reflexão: Avalie a idade de seu parceiro de café pelo tempo em que ele consome uma xícara.
Vamos lá...
O café está quase que pegando fogo de tão quente e seu parceiro vira a xícara em menos de 20 segundos - mais de 50 anos. Caso assopre - entre 30 e 49. Mas se você é desses que não enche a xícara com medo de queimar a ponta do dedo, assopra com vergonha de fazer biquinho e ainda leva o café na sua mesa pra esfriar com o ar condicionado - entre 20 e 29.

7 comentários:

Danilo disse...

Caro Rudy.
Na verdade ela pediu, provavelmente um capuccino ou um macchiato. Por isso o chocolate veio separado.

O copinho com água com gás é pra você tomar antes de beber o café. Serve pra você tirar qualquer gosto da boca e poder apreciar melhor a bebida.

O biscoitinho que geralmente vem depois é pra comer depois do café... pra suavizar o amargor que fica na boca (mas se o café for de boa qualidade não precisa, pois nem deixa sabor residual).

Bom, é isso! rs

Abração meu querido

GaBiRuNoIdEx disse...

verdade que o café foi descoberto por uma gang de cabras viciadas?

Danilo Costa disse...

É verdade sim!!!
Elas tocavam o terror em Amsterdã!!!
Faziam de tudo por um pouco de café.
Ouvi dizer que algumas chegaram até se prostituir...
Uma judiação...

Anônimo disse...

eu nao faco a minima ideia da conduta de tomar um café só que quando eu não tomo tenho dor de cabeca. Se eu não tomar 1 litro de café por dia, parece que não tomei café. Mas a melhor coisas mesmo é tomar café com whisky, café gelado, café quente, café aguado, café forte, mastigar grão de café, café da colombia, café do Kenya, café brasileiro ;. sensacional...

Combinação excelente 1 litro de café, 1 litro de whisky e xantily.. fica bom e muito loco!!!

Ivanilde disse...

Amei filho, nunca reparei que tomar um simples café exigia tanto conhecimento tecnico.
Te amo.

Anônimo disse...

tua mãe puxa o saco hein?

Rudy disse...

Eu diria que ela ama. É diferente!