7 de abr. de 2010

CalaFRIOS


Pois bem...
Agora está na moda este negócio de sensação térmica.

Esses dias pedi um guaraná para comer um delicioso e suculento lanche do Mau-Mau. Até aí, normal. Nada fora do contexto. Enquanto meu pedido não chegava, resolvi assistir o famoso Willian Bonner (Sim, de novo. É sempre ele), dissertar sobre o clima. É sério, minha cabeça virou um rolo...vou tentar explicar o porquê.
Durante a reportagem disseram que o clima em Curitiba estava 8º C com "sensação térmica" de 3º C.
Sinceramente? Até então a vida era simples. Você acordava no frio, colocava roupas adequadas e se informava sobre o clima. Caso este estivesse em 8º C você não falava nada. Aceitava e pronto. Mas nãããão...agora inventaram a tal da "sensação térmica" e você está fadado a ter que fazer contas aritméticas para descobrir quão frio está.
Agora o mais importante: POR QUE???

Fico pensando, de modo escalonado, como é o frio no Pólo Sul. Imagine só, se lá chega a -15ºC, você pode ter sensação térmica de -152º C. Como ainda existe vida lá?
Fico pensando, de modo escalonado, como agir com os debilitados. Imagine só, chega um enfermo com muita febre e o médico afere a temperatura do pobre coitado e dá 40ºC. Febre alta! Alta? Ele está morrendo! Lembre-se febre de 40ºC e sensação térmica de 64ºC.

Quando estou com frio acredito que a temperatura é aquela e pronto. Eu num sou muito de contas e álgebra..preciso fazer contas pra saber se estou com muito ou pouco frio? Não é justo.

3 comentários:

GaBiRuNoIdEx disse...

Hoje em dia tudo tem que ser muito. Você não percebeu ainda pelos nomes de programas da Discovery e Nat Geo? Por falaram só de bicho e planta, ninguém se interessa... mas se vc colocar no documentário sobre abelha o nome de "Assassinas Aladass", aí sim, todos querem saber e se impressionar. Com a temperatura é igual. Se você fala "hoje fez 12º" todo mundo caga pra isso. Mas "12º com sensação térmica de 5º"? NOSSA! Que FRIIIIIO!

Quando John Celsius e Michael Fahrenheit inventaram a temperatura, esse não era seu objetivo!

Anônimo disse...

A sensação térmica está ligada inteiramente ao vento e a humidade do local. Por exemplo no Pólo Norte as temperaturas são -40 a -60 (isso mesmo) só que quando está ventando demais, o vento levanta o gelo do chão e sopra em você uma ventania congelante absurda.. onde acaba dando a sensação térmica de PUTA QUE PARIU vo sumir daqui!!! Já peguei frio de -17 ventando muito.. resultado não tava preparado para a sensação térmica de -27, achei que ia morrer.. andando 7 quarteirões!!!

Marcelo disse...

Obviamente você esqueceu de citar os logarítmos necessários para tais cálculos.

Supondo que a temperatura esteja 12°C, calcularemos o valor da sensação térmica, vamos lá!

log 12³ - mol(32 - 12) * 7 = 4

Através desse cálculo, fica mais do que claro que a sensação térmica é de 4°C. É simples!

OBS: Se você que leu esse comentário, realmente ficou tentando enteder os cálculos, só tenho algo a dizer: Sim, você ficou parecendo um idiota!